quinta-feira, 12 de junho de 2008

Localização do Canadá


O Canadá ocupa a metade superior da América do Norte, mais precisamente, 41% de todo o continente. Seu único vizinho são os Estados Unidos da América, que se limita ao sul (Estados Unidos continental) e ao noroeste (Estado do Alasca). Na costa sul da Terra Nova e Labrador localiza-se Saint Pierre et Miquelon, um território ultramarítimo da França. O Canadá estende-se desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste — este fato sendo a origem do lema do país, "De mar a mar". Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, com a Groelândia a noroeste. A comunidade urbana mais setentrional do país (e do mundo) é a Canadian Forces Station Alert, na Ilha Ellesmere — sua latitude é de 82,5° Norte, localizada a apenas 834 quilômetros do pólo norte.
O Canadá é o segundo maior país, em área territorial, do mundo. Muito do Canadá localiza-se em regiões árticas, e assim sendo, o Canadá possui apenas a quarta maior quantidade de área arável do mundo, atrás da Rússia, China e dos Estados Unidos. Enquanto o Canadá ocupa uma área maior do que os Estados Unidos, possui apenas cerca de 10,8% de sua população. Cerca de metade do país está coberto por florestas boreais. A oeste de Ontário, e a leste das Montanhas Rochosas, localizam-se as pradarias canadenses (Canadian Prairies), que se caracterizam pelo seu terreno pouco acidentado e pelo seu solo relativamente fértil. O extremo norte do Canadá é formado por um vasto arquipélago, contendo várias das maiores ilhas do mundo.
O sul do Canadá possui um clima temperado, com quatro estações bem definidas, enquanto o norte do país possui um clima polar, com invernos longos e muito frios, e verões curtos e frios. Os invernos do país são frios, e todo o país está à mercê de tempestades de gelo, embora algumas regiões sofram mais deste problema do que outras. Temperaturas podem chegar facilmente a um mínimo de -50°C no extremo norte do país. A temperatura mais baixa já registrada, -63°C, na América do Norte foi registrada em Snag, Yukon. Já os verões do país tendem a ser quentes no sul do país (máximas de 30°C-35°C no leste, de 25°C a 30°C no oeste do país, e de 35°C a 42°C no interior do país).

Nenhum comentário: